quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Happy Halloween!!!!

Bom seria se estivéssemos de fato nessa data  aqui no Brasil, onde oficialmente hoje é o Dia Nacional do saci-pererê. Esta é mais uma data importada dos costumes norte-americanos.
Halloween tem sua origem em All Hallows Eve, ou seja, véspera de todas as almas. A verdadeira festa de Halloween é sazonal, sendo celebrada na bruxaria no dia 31 de outubro no hemisfério norte, e 1 de maio no hemisfério sul.
É uma festa cheia de encantos, quando , de acordo com a antiga crença celta... é possível contatar nossos antepassados, especialmente aqueles guerreiros que caíram em batalha no último ano.
A tradição de colocar uma luz à porta das casas, é uma forma de guiar os espectros, almas, antepassados, de volta à casa.
A Abóbora é um legume muito abundante nesta época no hemisfério norte. As cores abóbora e preto são símbolos do verdadeiro Ritual Samhain. (Pronuncia-se Sáuen). Nesta data, no hemisfério norte, o véu entre o nosso mundo e o país do verão, onde habitam os ancestrais, torna-se mais tênue. Por isso, em Samhain, é possível usar todo tipo de oráculo, como a cristalomancia, as runas, tarot, etc. A véspera de todas as almas, All Hallows Eve, Ou Sabath Samhain é uma data originalmente melancólica, saudosista, em que pensamos em nossos amigos, parentes, enfim, finados. As festinhas infantis norte-americanas, nada tem a ver com esse sentimento, com essa energia Ancestral. Mas, tem reflexos do que é a verdadeira data. Por isso vestem-se de  fantasmas, duendes, esqueletos. Como é uma data celebrada por nós "bruxos", já nos pintam em vassouras e nos colocam com os gatos, múmias, vampiros, etc, etc.
O que quero expressar, é que, a Santa Mãe Igreja escondeu mais essa data pagã, sob a fantasia da tal Véspera de Todos os Santos. Como fizeram com todas as festas pagãs. Mas tudo bem Senhores sacerdotes! Nós entendemos a ânsia de crescimento de toda igreja cristã. Hoje mesmo, observa-se esse neo pentecostalismo em países onde a população não tem lá, aquele nível cultural avançado, mas enfim. Assim como querem plantar A Palavra ainda hoje, saibam que não esquecemos o que fizeram conosco nas fogueiras há alguns séculos e nossa resposta ao seu repúdio à bruxaria, é pura e simplesmente o AMOR!!! Amamos até aqueles que nos fazem mal, mas deixamos bem claro que não estamos buscando adeptos, não precisamos de dinheiro e quando uma bruxa não tem posses, seu rico Sabá em honra aos deuses, pode ser uma simples vela! Eu mesmo, chegando cansado de um dia laborioso, com dificuldade e cansado, fui diante de meu altar pagão e acendi uma simples vela, dizendo "Eis o meu Sabá"!  E sabe de uma coisa? os deuses recebem com alegria qualquer expressão de fé, de amor, de gratidão, sem discriminação, sem querer saber se iremos colaborar com denários, altos montantes e cabedais a qualquer igreja, o homem urbano inventou isso! Nossa Igreja é a natureza. Que não cobra dízimos, entradas ou ofertas materiais, e sim, a pureza e sinceridade de coração. Por isso creio existirem poucos bruxos, magos, magas e meigas hipócritas. Conhecemos a energia do retorno, por isso, só praticamos o bem, embora digam o contrário.
Por falar em bem, eu já ia me esquecendo.   A  data de 31 de outubro  aqui no Brasil e em qualquer lugar do lado de baixo do equador não é Halloween ou Samhain. Hoje é Ritual de BELTANE!!!   Noite dos amantes. Onde dançamos, bebemos, contamos estórias, lendas, fazemos banquetes, brincamos, abraçamos, beijamos e fazemos amor. Todo ato de alegria e prazer diante da Deusa, é uma oferenda muito bem recebida  por ela.   Originalmente, as tribos celtas escolhiam o mais belo rapaz para representar o Deus Cernunnos ( Deus Cornífero, Chifrudo, etc). os chifres representam o mais viril animal, como o mais Belo touro, veado, alce, etc. Normalmente, sob alteração de consciência, pela embriaguez do vinho, da mandrágora ou embriago de sua própria virilidade, o rapaz possuía uma donzela, que representa a Deusa. E sua semente (semen), daria fruto a um novo ser.    Ou seja, neste contexto, o que muitos preferem chamar de fornicação, preferimos chamar de Amor sagrado. E fazer isso solitariamente em casa, com a pessoa amada, ainda é uma prática de fé ancestral. Onde o casal é incendiado pelo calor das velas, tochas e fogueiras de Beltane. Hoje é a noite do amor, pois façam amor, para que a vida perpetue .
Como bruxo, realizo meu ritual de Beltane com muito olíbano, hera, flores de angélica e capim-limão. esse ritual ocorre no alto calor da primavera, então, seguimos o protocolo bruxo sazonal.
Hoje temos uma bela lua cheia, e desejo a Todos um Feliz dia Das Bruxas, Happy Halloween e Um Beltane Abençoado!
Blessed Be!!! Abençoados sejam!


2 comentários: