quinta-feira, 21 de junho de 2012

Logunedé, um belo Caçador, e um Deus de Energia Solar

Em  minha opinião, Logunedé é o mais belo dos orixás. Por ser filho de Oxum e de Oxóssi, ele traz a delicadeza, docilidade, beleza, atratividade da mãe, e traz também a objetividade, a força física, a disposição do pai.
Por ser considerado um orixá "metá-metá", (termo popular para metade homem, metade mulher), ele traz o equilíbrio em um só corpo energético.
Engana-se quem diz que Logunedé é metade homem e metade mulher. E quando se diz que seis meses ele é macho, e seis meses fêmea, também não está determinado em que mês há a inversão de polaridade.
Isso acontece sutilmente em cada pessoa. Dizer que, em junho ele será macho, por exemplo, é um grande erro.
Pelo fato de ter as duas características, no Brasil, seus filhos são abundantes, principalmente entre homossexuais. Como o Candomblé é uma Religião sem preconceitos nesse sentido, esses filhos sentem-se acolhidos por essa fé, que ao contrário de tantas outras, em seus textos originais, tende a ser homofóbica.
O arquétipo de um ser macho/fêmea existe também em muitas outras culturas. Exemplo disso é a Mitologia grega que destaca Hermafrodito, que é filho de Hermes e Afrodite. E Cultuar um deus menor como Hermafrodito, não significava estar ligado à eterna fornicação e pecado mortal. Ao contrário, bem sabemos da prática homo-afetiva desde priscas eras, inclusive era prática muito frequente entre os mais másculos guerreiros gregos.
Logunedé e Hermafrodito são divindades, que representam os mesmos arquétipos básicos de toda sociedade antiga. Assim como havia o arquétipo do Guerreiro, da Mãe Celestial, da Donzela Indefesa, do Demônio destruidor, do Curador, etc.
Sinto-me muito à vontade em fazer a ponte África, Grécia e India por exemplo, pois os deuses são os mesmos, o que mudamos foram simplesmente seus nomes e formas de culto.
Há  uma lenda em que, certa feita, Logunedé muito jovem, tinha saído à caça com seu pai Oxóssi. Ao ver uma colmeia de abelhas, o menino correu para deliciar-se com o mel. Um enxame de abelhas atacaram Logunedé e Oxóssi, quase levando o menino à morte.
Omulu, o deus da Cura, surgiu na floresta e utilizando de suas rezas e sortilégios, brandindo seu xaxará, abriu uma cabaça que continha caldo-de-cana e gengibre, e passou no corpo do menino, que logo em seguida estava curado.
Em agradecimento, Oxóssi prometeu a Omulu que  ele sempre comeria de sua caça e  compartilharia das riquezas de seu reino. Desde então, Oxóssi tem horror a mel, eis porque dizem ser o mel, "quizila" de Oxóssi, e Logunedé recebe sempre um favo de mel ou pedaço de colmeia em seus assentamentos.
Logunedé é belo, forte, caça durante o dia com o pai , e lava-se à noite, nas cachoeiras, com sua mãe.
Ele é um deus de riqueza, de prosperidade, de atratividade. Logunedé é o Orixá da formosura, é o macho em cada fêmea, e a fêmea em cada macho.
Pesquise mais sobre esse belo Orixá,  e quem sabe, você tem em seus odus, o presságio de tê-lo em sua coroa, trazendo muito axé e prosperidade.
Basta publicar um comentário e seguir publicamente este blog, e eu enviarei, gratuitamente para seu email  ,o cálculo do seu odu. (Neste caso, envie email com data de seu anivesário dia/mês/ano).
Também faço leitura de TAROT  ON LINE, via skype, utilizando o TAROT dos Orixás. neste caso, entre em contato comigo e agende sua  consulta..  O valor da consulta  e detalhes para agendamento encontra-se no início deste site.
Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário